27 JANEIRO- Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto
Webinar "A última Fronteira"
Na sequência da evocação do dia 27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto -, o projeto “Ensino do Holocausto” da Direção-Geral da Educação dedicou o webinar “Portugal, a última Fronteira” à ação diplomática portuguesa durante a 2ª Guerra Mundial, contando com a parceria da Biblioteca e do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente da Dra. Margarida Lages. Este recurso tem como objetivos reconhecer a importância da diplomacia e dos diplomatas na manutenção da paz e contactar com os recursos disponíveis no site do Instituto Diplomático sobre Portugal na 2ª Guerra. Consequentemente, abordam-se não só os antecedentes da 2ª Guerra, mas também vários aspetos da ação diplomática portuguesa, a saber, a neutralidade, a atitude face aos refugiados judeus e a ação de Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garrido e Alberto Branquinho. Acrescente-se que, com a apresentação de documentação, em especial a exposição “Vidas Poupadas”, se salienta a importância do acesso às fontes primárias na disciplina de História, como reforço da consciência histórica.
Em suma, pretende-se com este webinar a manutenção da memória do Holocausto na construção dos princípios da tolerância, da não discriminação e do respeito mútuo, presentes na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Atividades a desenvolver em sala de Aula
Visionamento de filmes/Documentários:
-
Documentário “Irmãos Sequerra” (disponível em https://www.rtp.pt/play/p58/caminhos)
-
Documentário “Anne Frank-Vidas Paralelas (disponível na Netflix)
-
Filme “O Jardim da Esperança”
(mais informações http://www.cinecartaz.publico.pt/Filme/371696_o-jardim-da-esperanca)
-
Filme “O Pianista” (disponiblizamos a ficha que os alunos podem preencher após o visionamento em anexo)
-
Filme “A Lista de Schindler"
-
Filme “Um sinal de Esperança” (“Jacob o Mentiroso”)
(mais informações http://www.adorocinema.com/filmes/filme-20811/)
-
Filme “Resistentes”
(mais informações https://cinecartaz.publico.pt/Filme/219012_resistentes)
-
Filme “A História de Irena Sendler”
(mais informações ttps://www.fnac.pt/A-Historia-de-Irena-Sendler-Anna-Paquin-Marcia-Gay-Harden-DVD-Zona-2/a346930)
-
Filme “Diário de Anne Frank” (de Robert Dornhelm”)
(mais informações https://www.fnac.pt/Anne-Frank-Ben-Kingsley-DVD-Zona-2/a208640)
-
Filme “Aristides de Sousa Mendes: Justo entre as Nações”(https://youtu.be/9nTb3bHZ2VI
-
Documentário da RTP “Aristides de Sousa Mendes: o cônsul injustiçado”
(https://youtu.be/DsT8dwpC6uU)
-
Testemunho de um sobrevivente de campos de concentração (https://youtu.be/q0ULzaJtuec)
-
Testemunho de sobrevivente (https://youtu.be/TFzmCkXX0bY)
-
Testemunho de uma sobrevivente de Bergen Belsen (https://youtu.be/gXGfngjmwLA)
-
Outros vídeos educacionais em:
https://www.yadvashem.org/education/educational-videos.html
Leituras:
-
Leitura do “Diário de Rutka” e visionamento do documentário “Rutka”
-
Leitura de passagens do livro “A rapariga do gueto”
-
Leitura de passagens do livro “Diário de Mary Berg” e apresentação do ppt (“O Diário de Mary Berg” disponibilizado no website da Memoshoá https://www.memoshoa.pt/materiais-educativos)
Imagens:
-
Visionamento do ppt “O Álbum de Auschwitz” (disponível no site da Memoshoá https://www.memoshoa.pt/materiais-educativos)
-
Visionamento do ppt “Gueto de Lodz” (disponível no site da Memoshoá
(https://www.memoshoa.pt/materiais-educativos)
-
Exploração de algumas obras de David Olère
(https://fcit.usf.edu/holocaust/resource/gallery/olere.htm)
-
Arte e o Holocausto- podem ser exploradas diversas obras de arte disponíveis em:
https://www.yadvashem.org/yv/en/exhibitions/art/index.asp
-
Exploração de posters sobre o Holocausto (ppt “Mantendo viva a Memória” (ppt disponível no site da Memoshoá https://www.memoshoa.pt/materiais-educativos)
Outros:
-
Vídeo do campo de Auschwitz no presente, realizado através de um drone
(https://www.youtube.com/watch?v=V76jjzo-U4E)
-
Atividade “Cronologia da Memória” (em anexo)